CAPITAL | Pilares da Inovação por Destruição Criativa

A destruição criativa ou destruição criadora em economia é um conceito popularizado pelo economista austríaco Joseph Schumpeter em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942). Ela descreve o processo de inovação da economia de mercado em que novos produtos destroem empresas velhas e antigos modelos de negócios.

Para Schumpeter, as inovações dos empresários são a força motriz do crescimento econômico sustentado a longo prazo, assim como têm a capacidade de destruir empresas bem estabelecidas, ferramenta importante na redução do monopólio do poder.

"O processo de destruição criadora", escreveu Schumpeter em letras maiúsculas, "é o fato essencial do capitalismo", com o seu protagonista central do empresário inovador.

Um dos pilares essenciais para Schumpeter é o CAPITAL e consecutivamente a criação de crédito. O processo de inovação nos mercados de bens e serviços coincide com o lançamento da inovação financeira, que é em si um processo altamente arriscado mas necessário. Sem inovação financeira, não há iniciativas inovadoras e, portanto, não há riqueza e de emprego.

Em 1992, os economistas Phillippe Aghion e Peter Howitt publicaram um artigo, A Model of Growth Through Creative Destruction, na revista Econometrica, em que formulam uma versão formal da teoria de destruição criativa. Aghion e Howitt apresentam a competição perfeita por inovações, que renderiam ao inovador bem sucedido o monopólio do bem intermediário da economia, destruindo o monopólio do inovador anterior. O intervalo entre duas inovações é dado por uma função do trabalho empregado no setor de inovação. Nesse modelo, é possível alcançar uma taxa de crescimento sustentável.

#schumpeter #aghion #howitt #destruiçãocriativa #inovação #capital #pilares #capitalismo

DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon