Histórias que envolvem, experiências que marcam, líderes que transformam


Imagem: Socially Visual

“Se você me disser alguma coisa eu vou esquecer. Se você me mostrar eu vou entender. Se você me envolver eu vou lembrar”. O envolvimento é a chave para o conhecimento e para o engajamento. Esse provérbio chinês traduz muito bem esse conceito, e quando falamos em envolvimento estamos falando em emoção. Se falamos em emoção, estamos falando em memória; e se falamos em memória, estamos resgatando histórias. É nesse universo que tem crescido cada vez mais o uso do storytelling nas empresas, que consiste em comunicar uma mensagem por meio de histórias que atinjam um objetivo e transformem. No entanto, para que uma história tenha um poder transformador, elas precisam de um personagem essencial: o líder.

O líder é responsável por guiar as histórias na empresa, atuando como facilitador desse processo. Além de estimular o envolvimento de todos no roteiro que vai criando dia a dia, ele precisa fazer com que as pessoas vivenciem boas experiências. Em outras palavras, precisamos do storytelling, mas também do storydoing, ou seja, é importante que essas histórias se reflitam em práticas melhores, em ações rumo aos resultados esperados. Tem coisa melhor do que vivenciar, sentir, experimentar na vida real o sentimento de uma história? Não é à toa que os parques temáticos da Walt Disney despertam tanto encantamento. Eles criam uma atmosfera viva, materializam o que estava na imaginação. Se pensarmos assim, por que não podemos criar essa atmosfera de encantamento e materialização nas empresas? Os líderes que tomam esse objetivo para si são capazes de engajar diferentes profissionais, pois entendem a importância de fazer com que eles sintam na pele que o que a empresa diz em sua missão, visão e valores é realizado. Lembre-se: as pessoas sempre querem vivenciar uma boa história, uma história em que acreditem, e mais do que isso, se essa história for boa mesmo, vão sentir vontade de compartilhar com outras pessoas, não é mesmo?

É assim, usando o storytelling e também o storydoing, que cada líder pode transformar lembranças, vivências e histórias em resultados. No dia 14 de maio de 2015, a Linus vai oferecer uma palestra no Congresso Brasileiro de Cosmetologia que falará sobre conceitos como esses. A partir do tema: “IDEIA, PLANO, AÇÃO: ROTEIRO PARA LÍDERES DE SUCESSO”, as palestrantes Allessandra Ferreira e Tainah Veras vão utilizar o universo do cinema para mostrar como os líderes de si mesmos, de equipes e de empresas podem otimizar suas ações para experimentarem um filme ainda melhor durante a vida. E aí, pronto(a) para o desafio?


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon