Como reconhecer, explorar e aplicar competências?
Você sabe reconhecer uma competência? No mundo dos negócios, muito se discute sobre isso. Quem pretende ser contratado quer evidenciar seu potencial e mostrar suas melhores características; quem vai contratar quer recrutar a pessoa que tenha o perfil ideal para a função. Mas como é possível avaliar, mensurar ou qualificar algo tão subjetivo?
Abordagens relativamente recentes criaram a concepção CHA, que divide a ideia de competência em três aspectos: conhecimentos, habilidades e atitudes. Trata-se de uma combinação entre (C) ter o saber, o know-how; (H) saber fazer, produzir, aplicar; e (A), o querer fazer, a iniciativa, a proatividade. Assim, uma pessoa competente em alguma função é aquela que consegue conciliar essas três dimensões, e não alguém especificamente bom em apenas uma delas.

Para quem está entrando no mercado de trabalho, às vezes falta o contato com algum conteúdo ou a experiência de já ter trabalhado com ele. Mas acredite: ter uma atitude positiva em relação ao que você quer fazer já é um grande diferencial! Isso porque as empresas buscam candidatos que se identificam com os seus propósitos, e não apenas com suas metodologias, produtos e serviços.
Alinhar suas expectativas com os ideais de uma empresa (ou mesmo do seu próprio negócio!) é o primeiro passo para explorar suas competências com sucesso. Afinal, falamos tanto sobre trabalhar com paixão e com vontade que não podemos deixar isso de lado na hora de traçar nosssos objetivos profissionais. É claro que esse é um grande desafio, mas nós podemos ajudar! Que tal marcarmos um bate papo para trocarmos essas experiências?