Da sua mente para a realidade: conheça o roteiro do processo criativo

Muitas empresas apostam na criação como elemento fundamental da inovação. De início, são características que parecem dependentes: é a criatividade que faz um produto novo, único e útil. O processo de criação e desenvolvimento envolvem etapas de ação que incluem a inspiração, a defesa da ideia e, por fim, a execução. É preciso pensar a originalidade como parte do desenvolvimento e utilizá-la como técnica para alcançar os objetivos.


É claro que cada pessoa trabalha de uma maneira. Mas, em linhas gerais, o processo criativo pode ser dividido em algumas etapas comuns. Primeiramente, é necessário perceber o problema a ser trabalhado, ou seja, observar o mundo ao redor e distinguir alguma lacuna para uma ideia inovadora. Fique atento às pessoas, aos ambientes, às notícias... Cada detalhe importa! Em seguida, é importante estruturar a ideia e organizar conceitos ou modelos teóricos – mesmo que seja só na sua mente.


A partir disso, as soluções irão começar a aparecer. E não se preocupe: é muito comum que os insights, aquelas estaladas momentâneas em que finalmente percebemos um grande potencial, demorem para chegar. Continue estudando e explorando o tema: sua ideia vai surgir, e é bom que você esteja preparado para trabalhar com ela!



Por fim, vem talvez a parte mais desafiadora: produzir essa solução. Isso porque muitas ideias podem ser geniais, mas inviáveis num primeiro momento. É necessário planejar, com muito cuidado, para colocar o conceito mental em prática. Investimentos econômicos, resultados a longo prazo e estratégias de marketing são fundamentais nesta etapa. Também é muito importante pensar essa aplicação em equipe! Afinal, embora grande parte das ideias surja de maneira individual, a maioria delas exige um projeto que agrupe profissionais de diversas áreas e competências.


Pois é: ser criativo leva mais tempo do que se imagina! Pensando nisso, nós da Linus estamos planejamos uma Oficina de Ideias com foco nos profissionais de RH. Nosso objetivo é ajudar os responsáveis pela contratação e gestão de funcionários na identificação do potencial criativo de sua equipe. Vamos ensinar como motivar e receber as ideias de cada colaborador para que eles se sintam à vontade em dividir seus insights com o grupo e trabalhar na execução integrada do projeto.


Ainda estamos definindo alguns detalhes importantes – como contamos lá em cima, isso acontece em qualquer processo criativo, né? –, mas já deixamos aqui o convite para você participar das atividades conosco e contribuir com suas perspectivas. Afinal, ser criativo em boa companhia é sempre muito mais motivador!


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon