Planejamento de Carreira: Um Desenvolvimento Sustentável

Desde o momento em que se começa uma trajetória profissional, seja ela em qualquer área, em qualquer faixa etária, metas deverão ser estabelecidas como meio de alcançar o sucesso corporativo.

Entre os principais objetivos de toda e qualquer carreira, estão: trabalhar naquilo que ama; obter sucesso e ter reconhecimento pelo trabalho feito. Contudo, apesar de parecer fácil listar esse tipo de situação em tópicos, alcançar cada uma dessas etapas é uma tarefa árdua, às vezes demorada e que requer comprometimento e dedicação, tanto por parte do colaborador interessado em subir de posição em uma empresa, quanto pela corporação, que pode oferecer essas possibilidades aos seus colaboradores.

Um Plano de Carreira é, antes de qualquer coisa, um processo feito pela empresa e seus funcionários, onde os interessados percebem o momento profissional em que se encontra, coloca em mente seus objetivos e desenvolvem uma metodologia para atingir o resultado final. Conversa definida, as partes interessadas sabem o que precisam fazer, além de saber quais são as posições passíveis de conquista dentro da empresa e em quanto tempo isso pode ser alcançado.

Daniela Aquino, diretora executiva da Linus, consultoria focada em identificação, seleção e desenvolvimento de profissionais para o segmento cosmético, expõe de maneira clara a importância e dificuldade em fazer um planejamento de carreira correto e passível de execução:

“Planejar uma carreira parece algo simples, basta ter um objetivo definido, traçar uma meta, elaborar um bom plano, contar com uma boa formação, boas referências, uma ampla rede de contatos e claro, estar em uma empresa que te possibilite chegar onde você quer, ou seja, que tenha desafios, oportunidades, líderes que te estimulem, te guiem e com uma estrutura bem desenhada para o desenvolvimento de sua carreira.

Algo que era simples acaba de se tornar complexo. O mais complexo de tudo isso é que para você chegar ao seu objetivo você precisará ter um propósito bem definido, ou seja, onde está o meu talento? O meu “chamado”? para onde levarei a minha carreira e como farei isso? E lembrando sempre que, como é você que levará, a sua “pessoa” irá com você, ou seja, seus objetivos pessoais, além de valores, deverão estar ali, juntinhos, consciente que você e o seu profissional são a mesma pessoa, afinal, só assim que você, a sua essência e as suas aspirações terão sucesso”.

É importante entender, desde o começo do processo, que um Plano de Carreira não é um projeto a ser seguido “a ferro e fogo” e sim um guia, um instrumento e um processo para alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Durante o processo de subida de cargos, responsabilidades e, claro, salário, podem surgir alguns percalços no caminho que não estavam previstos no plano inicial, alterando, assim, os resultados e metas.

Para ter um bom plano de carreira, sólido e com objetivos pré-determinados, é preciso estabelecer alguns pontos de partida. Entre eles, vale destacar:

Saiba Até Onde Você Pode Ir: Se conhecer é o primeiro passo para iniciar um planejamento de carreira. Gostar do que faz e se dedicar de maneira integral às suas atividades são fatores fundamentais para o sucesso.

Mais do que isso, conhecer suas características, fortes e fracas, também são pontos importantes para entender como sua personalidade interfere na sua carreira e no seu emprego. Estar de acordo com a política da empresa também é importante para não se ver em um “conflito de ideias” após algum tempo de casa.

Tenha Um Objetivo Em Mente: Estabelecer uma meta a longo prazo, entre cinco e dez anos, é um bom norte para a carreira profissional. Saber o que você quer fazer nesse período, que funções quer exercer na profissão que escolheu e saber do ônus e do bônus também são coisas que precisam ser colocadas na balança ao planejar a trajetória.

Observe As Novidades : Com todas as alterações que as carreiras vêm sofrendo atualmente, é preciso sempre se informar e entender quais as demandas dos novos mercados e como as profissões estão se posicionando com as novas tecnologias. Sair do comum, do fácil e do tradicional, é uma boa maneira de conseguir boas oportunidades de emprego em empresas que valorizam e buscam profissionais visionários e diferenciados no mercado de trabalho.

Busque Ajuda Com Quem Sabe: Ler artigos sobre o tema, procurar sites especializados, frequentar palestras de pessoas que trabalham com planejamento de carreiras, orientação de profissionais e coaching também são maneiras de se aprofundar mais nesse processo.

Mantenha Uma Grande Rede de Networking: Essa palavra, networking, foi muito usada nos últimos anos como uma nova ferramenta de colocação no mercado de trabalho. Contudo, essa ferramenta é muito mais do que isso. O networking também serve para trocar informações, atualizar suas bases profissionais e, até mesmo, encontrar novas fontes para melhorar seu trabalho na empresa em que se encontra. Ter um bom relacionamento com profissionais renomados da área também é importante para observar onde eles acertaram, onde erraram e transformar seu planejamento em algo cada vez mais palpável e menos sinuoso.

Se Algo Der Errado, Não Desanime: Todo plano, como o próprio nome diz, está sujeito a mudanças e intervenções. Em alguns casos, o plano de carreira estabelecido pode ser alterado bruscamente por fatores extra, como crise financeira, mudança de objetivos de vida, alteração de emprego e etc. Transforme o seu antigo plano em algo mais flexível, para que mesmo fora do antigo emprego, você possa dar passos em direção ao sucesso que você planejou.

Outra vez, Daniela Aquino fala sobre o tema com propriedade e deixa um conselho àqueles que ainda estão em fase de planejamento de carreira ou que sofreram com alguma mudança drástica nos últimos tempos:

“É importante ter em mente a flexibilidade, pois imprevistos e outros caminhos irão surgir, e estar abertos a eles poderá fazer toda a diferença, seja para se movimentar para um outro degrau da sua “escada” ou até mesmo para a outra “escada”.

Tenha sempre um plano B, pois mesmo tendo o seu objetivo bem definido, as estradas poderão ser diferentes. E não podemos deixar de pensar também que, com um mundo cada vez mais dinâmico, high tech e acelerado ainda não sabemos ao certo o que acontecerá com as nossas empresas e o que dirá com as nossas carreiras, será que elas terão outros formatos, será que teremos profissionais carreiristas? O que as novas gerações pensam a respeito de Carreira? O que será que será ? ”

Não Desista, Você É Capaz: Acreditar que você pode alcançar o que deseja, que você pode melhorar como profissional e que você é bom no que faz, altera significativamente a qualidade das tarefas realizadas no dia a dia. É necessário acreditar que você pode vencer e trabalhar confiando naquilo que faz. Ser uma pessoa confiante é 50% do processo. O resto vem com esforço, tempo e trabalho!


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon