Os 10 elementos do perfil do líder de sucesso: Feedback, Liderança Democrática, Líder Visionário e L

Para continuar nossos tema de liderança, hoje vamos falar um pouco sobre mais 4 elementos do perfil de um líder de sucesso. Acompanhe! Quer saber mais sobre os 3 primeiros? Leia aqui.

4. Feedback: utilizado na gestão como um todo, praticado por muitas pessoas, de maneira formal ou

informal, muitas pessoas o praticam sem realmente entender o seu objetivo e os fazem de maneira errônea. Mas o líder usa a ferramenta feedback para dar parecer sobre seu liderado ou seu grupo de liderados. Com objetivo avaliar o desempenho (pontos positivos ou pontos negativos) de um trabalho executado. O líder usa o feedback como um presente e o aceita da mesma forma, o feedback possibilita a clarificação das ações positivas e negativas, quando negativa contribui para extinção, quando positiva, potencializa para que se repita. O feedback traz maturidade e contribui para melhores resultados. Do ponto de vista da Psicologia, o feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação interpessoal que pode servir para minimizar conflitos entre indivíduos.

“Um bom feedback abre a aceitação do outro para o que está sendo transmitido, aproxima e reforça a relação, o mau feedback faz com que o outro se feche, se proteja e, finalmente, se afaste”.

5. Liderança Democrática: a liderança participativa ou consultiva está voltada a participação dos

liderados no processo decisório. O líder compartilha com o grupo as informações e as debatem em conjunto, assim como, as tomadas decisões são feitas em grupo. O líder que usa dessa ação, estimula seus liderados, contribui para que o senso de pertencimento se instale no grupo.

“As pessoas precisam acreditar e se sentirem parte do processo, quando há valor e participação, a entrega passa ser a natural”.

6. Líder Visionário: enxergar além do óbvio é uma característica de um líder visionário, possibilita a

identificação e a criação de novas oportunidades. Esse líder contribui para a motivação, engajamento e comprometimento da equipe, enxergando possibilidades de crescimento e o alcance de resultados cada vez melhores. Dentro dessa habilidade existem outras competências inerentes, tais como: comunicação, criatividade, planejamento estratégico, entre outros.

7. Leader Coach: tema muito utilizado atualmente, mas que na verdade sempre existiu, contudo, agora temos uma classificação mais moderna para esse perfil de líder. Esse líder delega com segurança, já que

sabe identificar as capacidades individuais de seus liderados. Cria ambiente colaborativo e empreendedor, que favorece a evolução profissional para o alcance das metas da empresa. O líder Coach sempre objetiva o desenvolvimento pessoal e de sua equipe, motivando e estimulando a todos continuamente.

Quer desenvolver sua liderança? Não perca nosso próximo Workshop “A Alquimia da Liderança”.


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon