Os 10 elementos do perfil do líder de sucesso: Comunicação, Planejamento Estratégico, Líder Automoti

Para continuar nossos tema de liderança, hoje vamos falar um pouco sobre os 3 elementos do perfil de um líder de sucesso. Acompanhe! Quer saber o que falamos sobre os 7 primeiros? Leia aqui e aqui.

8. Comunicação: a comunicação é um elemento básico dentro do tema liderança, essa deve ser eficiência, assertiva, fácil de compreensão e de entendimento. Cabe ao líder identificar os tipos de comunicação e o que ela pretende comunicar, assim como saber quais são as falhas e quais são os impactos nos

resultados para uma correção. A fala do líder deve ser capaz de influenciar seus liderados e deve ser efetiva.

"Não é o que você diz, é como você diz".

Podemos classificar quatro tipos de comunicação:

  1. Comunicação verbal: a comunicação verbal abrange a comunicação escrita e a comunicação oral. É a forma de comunicação mais utilizada devido à sua capacidade de transmitir ideias de grande complexidade. Está presente nas mais diversas situações de convívio social ou nas corporações, sendo importante ferramenta para todos os tipos de relações.

  2. Comunicação escrita: a comunicação escrita é o código utilizado nos livros, jornais, revistas (impressos ou online), ferramenta que transmite uma ideia a partir da escrita.

  3. Comunicação oral: ao contrário da comunicação escrita, a comunicação oral é entre o emissor e receptor que estão presentes e trocas ideias a respeito de temas.

  4. Comunicação não verbal: a comunicação não verbal acorre por meio de gestos, sinais, códigos sonoros, expressões faciais ou corporais, imagens ou outros códigos representativos. O líder precisa ter excelente comunicação, essa precisa ser compreendida por todos à sua volta. Assim como seu entendimento ao que é dito, seja qual for à forma de comunicação (verbal, oral, não verbal, escrita).

“Ruídos na comunicação ficam longe dos líderes que sabem ouvir e sabem se comunicar”.

9. Planejamento Estratégico: a ferramenta do planejamento estratégico permite visão do futuro da empresa (curto, médio e longo prazo). Cabe ao líder ter habilidade para planejar. A liderança deve estar ligada aos objetivos. A equipe atua de acordo com os objetivos apresentados pelo líder, este “vende a ideia”. O líder deve ser capaz de planejar suas ações, podendo prever os melhores e o piores cenários, para que consiga agir de forma assertiva. Analisa o ambiente externo e interno, antecipando as oportunidades e ameaças.

10. Líder Automotivado: essa característica está presente nas competências de um líder. Além de ter, o

líder precisa saber o que motiva seus liderados a executarem alguma ação. A motivação é um aspecto cognitivo, muito peculiar a cada sujeito. O líder com seu senso apurado enxerga os motivadores de seus liderados, tem um olhar focado para as ações que inclinam sua equipe para execução de uma tarefa. É de total responsabilidade do líder fazer aflorar em seus liderados a motivação para uma ação.

“A motivação sempre está presente, faz parte do ser humano, basta ter habilidade de fazer florescer”.

Quer desenvolver sua liderança? Ainda dá tempo de se inscrever no Workshop “A Alquimia da Liderança”.


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon