Equipe: qual é a sua?


Com atual cenário globalizado, competitivo, com as incertezas econômicas e políticas, o trabalho em equipe vem sendo de extrema importância nas organizações. As empresas têm tido equipes cada vez menores, mas que possuem eficiência, alta performance e habilidade para exercer um trabalho em conjunto.

Saber identificar os tipos de equipes não é uma tarefa muito fácil. As equipes possuem comportamentos e características peculiares, sendo muitas vezes difícil para serem classificadas, mas observando o perfil da organização que essas pessoas estão inseridas, a identificação torna-se mais simples. Para isso é importante saber a missão, visão, valor e natureza da atividade exercida pelas equipes.

Antigamente saber trabalhar em equipe era algo desejado, o que passou a ser essencial nos dias atuais.

O relacionamento interpessoal e a formação de equipes são primordiais, o foco do negócio é apresentar os resultados desejados pela companhia através do trabalho em conjunto.

Uma equipe se une em prol de um objetivo em comum, de uma meta compartilhada por todos.

As equipes têm diversos perfis de personalidade, gênero, desejos, crenças, necessidades pessoais e tantos outros e tais características contribuem para êxito do objetivo principal, seus integrantes priorizam os objetivos coletivos, com foco no trabalho a ser executado. Cada membro tem seu papel, mas o desempenho depende do entrosamento existente entre seus integrantes.

Essas equipes tornam-se mais fortes por ter agrupado um grande número de competências. Essas também contribuem, compartilham os conhecimentos e habilidades com todos os membros, potencializando assim pontos que ainda não estão consolidados por todos. Deve-se ter nas equipes profissionais com competências distintas, para assim agregar valor um ao outro, sendo coesa e complementar. Caso contrário, uma equipe com muitos líderes pode ter conflitos, com muitos planejadores, pode haver morosidade na execução, com muitos executores pode ficar aquém o planejamento e assim por diante.

Equipes bem estruturadas e de alta performance têm características próprias e que se destacam dos demais grupos de trabalho, se tornando uma grande vantagem competitiva para as empresas.

Quer saber mais sobre os tipos de equipe? Acompanhem nossas próximas publicações!


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon