Sinergia de Equipe

Apenas saber qual em equipe está inserido e saber trabalhar com ela não é garantia de bons resultados. Quer saber mais sobre os tipos de equipe? Leia aqui.

Uma equipe de alto desempenho precisa de sinergia.

Sinergia significa cooperação ou esforço entre duas ou mais pessoas. Na organização a sinergia volta-se para a conquista e alcance de melhores resultados através de equipes sinérgicas. O maior objetivo é desempenhar em conjunto atividades em prol de um objetivo organizacional. Uma equipe sinérgica trabalha harmonicamente e em conjunto para atingir metas, superar desafios e alcançar os objetivos propostos.

A sinergia nas organizações é uma excelente ferramenta, manter o grupo motivado e trabalhando em conjunto. Resultados bons ou ruins podem estar ligados diretamente no como as equipes interagem entre em si. Quando estão na mesma sintonia tende a apresentar resultados melhores, do contrário, alguns resultados ficam aquém do esperado pela organização. A sinergia também está ligada ao bom clima e cultura organizacional. Atualmente, o bom relacionamento interpessoal vem sendo desejado com mais frequência pelas organizações. O capital intelectual é o maior bem das organizações, em contra partida, esses precisam de ambientes acolhedores e satisfatórios. Caso contrário, essas empresas podem perder seus melhores talentos.

Já os gestores têm o grande desafio de identificar os perfis profissionais existentes em sua equipe, de conhecer cada integrante e assim formar equipes sinérgicas. Essa análise e seleção não se baseiam somente na competência técnica, mas também no perfil de personalidade e nos comportamentos de cada membro. Além das combinações que devem ser feitas, o líder deve semear e ter comportamentos que contribuem com a equipe. Não existe uma receita pronta para o líder realizar e ter uma equipe sinérgica, mas algumas atitudes são positivas e contribuem para a formação de uma equipe com alto nível de sinergia, tais como:

  1. Administrar os conflitos de opiniões entre a equipe, colocando o positivo de cada ponto de vista diferente, extraindo o melhor da diversidade de ideias;

  2. Identificar características e comportamentos individuais, assim como usá-los para o objetivo da equipe e da companhia;

  3. Valorizar o resultado coletivo, mostrando a importância do trabalho que foi feito em equipe;

  4. Fortalecer a autoestima dos profissionais, em todas as situações, principalmente nas mais difíceis e desmotivadoras.

A sinergia é de extrema importância nas organizações, ela contagia os ambientes, motiva as pessoas e torna possível e mais fácil a superação dos obstáculos diários. Sem contar que organizações com equipes com esse perfil são mais competitivas e atrativas no mercado.

“Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns”.

Peter Drucker


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon