A Liderança e sua importância no desenvolvimento de equipes

No decorrer deste mês tivemos a oportunidade de explorar o principal recurso de uma organização, as suas equipes. E para completar essa explanação, vamos falar um pouco a respeito da importância do líder na formação e gerenciamento de equipes de trabalho. Em um mercado competitivo e dinâmico como o que as organizações estão enfrentando, em particular neste ano, as organizações precisam implementar estratégias que as tornem mais competitivas e prontas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelas mudanças, procurando obter os melhores resultados através de seus recursos humanos.

As organizações devem conhecer as características, funções e qualidades inerentes aos líderes para que assim possam investir na formação de equipes. No entanto, para que a equipe atinja o resultado esperado, os líderes também devem apresentar uma série de qualidades e características específicas, para que tenham condições de desempenhar uma série de funções e atribuições enquanto líderes, para formar, gerenciar, desenvolver e potencializar as equipes de alto desempenho nas organizações.

Enquanto líderes, os profissionais que ocupam essa posição necessitam possuir esclarecimento quanto a sua responsabilidade e atribuições frente a sua equipe. São eles, que serão os principais motivadores e influenciadores de pessoas na organização, tendo a grande missão de inspirar a confiança e engajamento na equipe. Enquanto competências, podemos citar que o líder deve possuir a capacidade de ouvir seus colaboradores, de se relacionar com pessoas de níveis diferentes, de estar aberto a receber e também dar feedbacks à sua equipe, gerenciar conflitos e principalmente, estar em parceria com sua equipe.

No entanto, não raramente nos deparamos com organizações com muitos líderes despreparados para assumir e enfrentar a gestão de pessoas. Mesmo os executivos mais competentes enfrentam problemas em como lidar com a diversidade e principalmente, como mapear seus subordinados. Para que essa deficiência não interfira no desenvolvimento da estratégia da organização, o executivo deve estar atento aos diferentes estilos de gestão em sua empresa para que também possa oferecer a eles, condições de explorarem suas potencialidades e aprimorarem o que há deficitário.

E como preparar os seus líderes para que eles se tornem influenciadores e gestores de pessoas? Os processos de desenvolvimento de liderança e coaching são algumas das ferramentas indicadas para sua empresa e encontram-se a disposição para contribuir com o mapeamento de competências, e também para à criação de um plano de desenvolvimento de seus colaboradores.

Entender a individualidade e construir uma relação de confiança com as pessoas certamente irão contribuir para que você tenha êxito em sua jornada!


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon