A difícil missão de identificar perfis


Você sabia que durante o processo seletivo o entrevistador tem a difícil missão de identificar seu perfil?

Para isso, ele vai analisar não só o seu conhecimento técnico, mas também o seu comportamento frente às adversidades.

Em uma seleção é sempre bom trazer o seu famoso “A” do CHA (Comportamento, Habilidades e Atitudes).

Ao trazer a ATITUDE para a entrevista, estamos falando de perfil comportamental, juntamente com as habilidades e conhecimento.

No primeiro momento essa atitude já deve estar presente, logo no contato telefônico, na abordagem através das redes sociais, ou qualquer meio de contato. O candidato deve apresentar de forma rápida e objetiva um breve resumo da experiência e das aspirações futura. O entrevistador precisa ficar curioso em conhecer esse perfil, querer saber quem é o perfil que parece ser o candidato ideal a vaga.

Outro ponto importante é fazer uma leitura do todo, fazer uma breve análise da vaga x seu perfil. Saber se a oportunidade está aderente às competências e os objetivos pessoais.

Essa atitude também fará toda a diferença, afinal, o objetivo não é apenas passar em processo seletivo, mas sim, encontrar a oportunidade desejada de acordo com a expertise, realizar atividades que o trarão além de uma remuneração, a satisfação e a tão almejada felicidade no trabalho.

A atitude deve ser harmônica, não adianta comparecer a uma entrevista bem alinhado e ter o perfil público totalmente contrário. Os selecionadores estão focados na busca de profissionais com atitudes, postura e equilíbrio entre o pessoal e profissional.

Vale lembrar que o mundo ideal seria ter todo o conhecimento e as aptidões desejadas pelo selecionador, mas no mundo real, os selecionadores sabem que geralmente dentro o perfil desejado pelo requisitante da vaga, na maioria das vezes, encontra-se 70% do esperado, e os demais 30%, ficam na casa do potencial para o desenvolvimento, que não implicará no desempenho da função.

O mercado de trabalho está cada dia mais acirrado, mas este continua aquecido, as empresas precisam dos talentos e os talentos das empresas. Bons profissionais são necessários e importantes, sendo assim, tendo o famoso CHA, com ênfase e destaque para o “A” (ATITUDE), e seguindo algumas das dicas, o processo seletivo pode ser mais simples e prazeroso.

Vale frisar que o perfil comportamental vem sendo um dos critérios mais importantes no processo seletivo, a Atitude contará muito a favor do candidato.

A atitude deve ser positiva, fazer com que o entrevistador enxergue o potencial e não somente o que está impresso no currículo.

O grande desafio será apresentar o que já está consolidado, e fazer com que o selecionador veja quais os pontos a serem trabalhados, são apenas pequenos pontos, que não terão impactos na contratação, em razão da atitude ser o grande diferencial.

Algumas dicas

  • Procure conhecer e colher o máximo de informações possíveis sobre a empresa e vaga;

  • Esteja atento às informações contidas no seu currículo, seja verdadeiro;

  • Cuide do visual e do perfil público;

  • Mantenha uma boa linguagem corporal na entrevista;

  • Fique atento às perguntas e interaja;

  • Apresente os resultados e competências com simplicidade, cuidado para não parecer arrogante ao apresentar competências já consolidadas;

  • Discorra sobre seu desenvolvimento profissional com simplicidade;

  • Apresente seu perfil pessoal falando um pouco dos valores, motivadores e incentivadores.

Após passar por um processo seletivo, pense a respeito do todo. Mesmo quando receber o feedback contrário ao desejado.

Analise sua atitude, pois se deixou uma boa impressão na entrevista, pode ter certeza que será lembrado e provavelmente convocado para novas oportunidades ou até mesmo indicado para outros profissionais.

Boa Sorte!

“Não existe bom resultado, sem o mínimo de esforço”.


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon