Comunicação Assertiva

No texto anterior falamos sobre a importância da comunicação assertiva no momento do feedback, momento esse que é um presente ao que ouve. O ouvinte tem a possibilidade de internalizar o conteúdo do feedback, criar ações para correções dos pontos de melhorias, assim como, de criar estratégias para colocar mais vezes em prática as habilidades que se destacam e contribuem com a organização. Isso faz parte da comunicação assertiva.

A comunicação assertiva nas organizações está relacionada em como gerar valor e trazer o resultado esperado à empresa.

A comunicação é base de todo o processo, essa não está pautada apenas no bom vocabulário, no uso dos diversos termos em inglês que estão presentes no dia a dia. Mas sim no resultado alcançado a partir do entendimento da necessidade através da comunicação, seja ela por símbolos, escrita, visual, expressão corporal, verbal ou não verbal etc. O interlocutor precisa entender a mensagem, assim como o ouvinte precisa entender o que está sendo passado.

A comunicação no ambiente organizacional deve e precisa ser clara, objetiva, funcional, assertiva e principalmente sem ruídos.

É importante que o intercâmbio de informação esteja atrelado a uma visão sistêmica, todos devem entender os propósitos, devem ter uma visão desde a operação, aos objetivos estratégicos da organização.

A comunicação deve ser integrada, com a junção institucional, mercadológica e a comunicação interna. Esses fatores caminham lado a lado e com harmonia. A vantagem competitiva das organizações também está ligada também está ligada a comunicação integrada, assertiva e sistêmica.

Vale pensar em alguns pontos e fazer uma análise, de como está sendo sua comunicação dentro da organização, ou seja:

  • Qual o conteúdo das mensagens compartilhadas;

  • Como está a linguagem corporal e verbal;

  • Como está sendo interpretados os símbolos;

  • Como é a interface com as demais áreas, afinal ter uma visão sistêmica exige o conhecimento do todo;

  • Sua comunicação está sendo eficaz com os stakeholders e com as pessoas da operação, etc.

Para a Teoria das Relações Humanas, a comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas, sendo assim, participar desse intercâmbio de informações trará grandes benefícios à carreira e a organização.


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon