Comunicação e Humanização como Estratégia Organizacional


Em meio à globalização, transformações econômicas, sociais, culturais, políticas, tecnológicas e grandes transformações nas sociedades, novas competências como comunicação e humanização se tornaram imprescindíveis nos profissionais e consequentemente, as empresas tiveram que se adequar para atender as novas necessidades de seus públicos interno e externo.

Por isso, a comunicação organizacional tem como objetivo integrar todas as áreas que compõem uma empresa, estabelecendo um discurso único, a construção de uma comunicação eficaz e eficiente diante de seus públicos. A organização depende da comunicação, pois ela é uma das responsáveis pela sobrevivência e desenvolvimento da empresa. Tudo o que se é conquistado ou não pela organização é devido à comunicação ou falta desta.

A comunicação está diretamente ligada à cultura organizacional, os meios escolhidos para a disseminação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo planejamento. É preciso que se leve sim em consideração a cultura, os valores, missão e objetivos das empresas, mas o mais importante é que a informação consiga contribuir para melhorias e para o alcance dos ideais da empresa, senão de nada adianta dizer que a empresa age conforme os fatores citados acima. A comunicação ajuda a entender a cultura organizacional que irá orientar a empresa no mundo dos negócios, por isso ter uma comunicação coesa se tornou essencial para o sucesso futuro.

Outro fator de grande importância é a humanização das organizações, uma tendência cada vez mais importante e presente em gestões com visão de futuro, alinhado com as necessidades de seus colaboradores e seus mercados. A humanização através da comunicação é uma das melhores formas de humanizar uma organização, visto que conecta pessoas a um objetivo único, integra seu capital humano e organiza seu fluxo de tarefas, onde uma área é necessariamente interligada a outra.

Vale lembrar que a gestão tem grande responsabilidade na condução desses processos, sendo necessário rever constantemente suas atitudes, adotando práticas de comunicação efetivas e integradas, apostar em ações de comunicação interna e de responsabilidade social e ambiental, engajando esforços tanto com seus colaboradores, quanto para a sociedade.

A comunicação, enfim, pode ser entendida como ferramenta básica para auxiliar na humanização das organizações, criando laços e boa vontade entre a organização e seus públicos de toda e qualquer natureza, além de criar novas formas de administrar e comunicar que leva em consideração a dinâmica, a diversidade e a imprevisibilidade do mundo atual.


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon