Comunicando-se com os diferentes perfis comportamentais: O Planejador

Em nossos últimos textos destacamos a importância de entender um perfil comportamental (leia aqui) e falamos um pouco mais sobre o perfil comunicador (leia aqui) e o perfil analista (leia aqui). Hoje, vamos explorar um pouco mais do perfil planejador e sua comunicação.

O perfil planejador é calmo, pouco comunicativo, porém tendem a ser de fácil convivência. O planejador evita conflitos e possuem um alto senso de justiça. Na execução de tarefas agem com tranquilidade, mas podem postergar ou adiar realizações em nome de um melhor planejamento ou estratégia, independentemente da urgência de resultados.

O planejador é ótimo em reportar projetos e tendem a estabilizar conflitos em um grupo.

São pessoas calmas, tranquilas, prudentes e controladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, frequentemente com bom senso. Por outro lado, precisam de um ambiente tranquilo para o desenvolvimento de tarefas, e também de estabilidade.

Esse perfil se comunica de forma calma e com muita consideração. Passa muita confiança quando transmite uma mensagem. É um perfil diplomata que procura sempre se conciliar com todos os envolvidos. Porém, às vezes pode parecer egoísta e com um ar de superioridade.

E qual a melhor forma de se comunicar com esse perfil?

Esse perfil não gosta de muitas mudanças e ambientes sem harmonia, por esse motivo a comunicação com esse perfil deve ser consistente e com detalhes de informações. Deve passar confiança e credibilidade no que está sendo informado. Para incentivá-lo, deve reconhecer seu envolvimento e apoio para executar as tarefas.

Equipes com planejadores não causam problemas, são excelentes em reportar, e em alguns casos tem grande dificuldades de decidir, o que pode comprometer resultados. Muitas das decisões acabam não sendo tomadas e permanecem sendo reavaliadas. É necessário que um perfil mais dominante esteja presente para tomar decisões a partir dos planejamentos.

Com alguns cuidados na comunicação, o planejador será um profissional que harmoniza a equipe e um ritmo consistente de trabalho.

Quer saber mais sobre a comunicação com os perfis? Acompanhe nosso blog!!


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon