Desenvolvendo a criatividade no trabalho

Um bom profissional precisa ser criativo para resolver problemas e inovar no ambiente de trabalho. Muitas vezes não temos essa competência e precisamos desenvolvê-la.

Em um mundo repleto de informações e dinâmico, pessoas criativas se destacam por conseguir acompanhar as transformações e inovar diante de tanta competição. A criatividade é importante para se destacar na organização, uma vez que esta é uma característica que envolve curiosidade, exige que você saia da zona de conforto e pense em outras soluções para os problemas, inove e assuma riscos.

Mas, como podemos aumentar nossa criatividade no trabalho?

Se você não se considera uma pessoa criativa, não se desespere: a criatividade não é um dom, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida com treino e dedicação.

Aqui listamos algumas dicas para treinar em sua rotina:

Saia da zona de conforto

Toda vez que você faz algo novo, sua mente transita por diferentes padrões. Na hora de ser criativo, o cérebro trabalha de maneira diferente do que está habituado, e descobre um caminho alternativo para resolver os problemas.

Para isso, você também pode experimentar trabalhar em lugares diferentes e com outras pessoas.

Lugares diferentes podem estimular novas ideias e reduzir a pressão de precisar criar algo. Ver pessoas circulando é bom para que sua mente não fique estática.

Diga não ao excesso de regras

Sabemos que devemos seguir regras, normas, padrões e procedimentos dentro de uma organização. Mesmo assim, não precisamos nos tornar pessoas inflexíveis, ter a mente aberta para novas possibilidades é um dos caminhos para olhar “fora da caixa”.

Errar também faz parte! Muitas vezes, para se conseguir chegar à melhor solução, precisamos testar outras.

Não tenha medo de errar. Quem fica preso sempre apenas nos acertos, tende a não se arriscar e sempre fazer as mesmas coisas.

Faça Brainstorms

Quando tiver um problema ou situação que peça novas soluções e ideias, faça um Brainstorm. Deixe fluir e coloque no papel tudo o que vier à sua cabeça, por mais absurda que seja a ideia. Após esgotar as possibilidades, filtre o que realmente merece atenção. Essa é uma excelente forma de incentivar que o seu cérebro explore todas as possibilidades.

Relaxe!

Trabalhar focado é excelente para trazer resultados rápidos. Porém, para resolver um problema, precisamos “desfocar”. O excesso de foco e pensamentos bloqueia a criatividade. Deixar um problema de lado por um momento pode ser o melhor caminho para descobrir respostas criativas.

Seja curioso

Leia coisas que não tenham relação com seus hábitos e estilo de vida. Vá a lugares que não está acostumado a frequentar. Tenha interesse por coisas diferentes. Lembre-se: o aprendizado estimula o funcionamento cerebral a se movimentar para o novo.

Aprenda a ouvir

Criatividade também vem de colaboração! Esteja sempre disposto a ouvir experiências e histórias de outras pessoas, bem como sugestões, conselhos, críticas. Ser um bom ouvinte permite que você aprenda com a experiência do outro, permitindo uma visão bem mais ampla do que seus olhos alcançam.

Quer saber mais sobre criatividade?

Acompanhe nosso blog!


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon