Criatividade: grandes criadores e grandes criações

No último mês nos dedicamos a falar sobre Criatividade em nosso blog e estenderemos até o final do ano, pois Criatividade é um assunto que acrescenta e muito. E é maravilhoso saber que a Criatividade é uma competência, ou melhor, uma dádiva propulsora que traz novidade, inovação, dinamismo, vida e muitos benefícios a todos nós e ao mundo.

Criatividade é leve, alegre e instiga o nosso cérebro, o nosso desejo, a nossa vontade de fazer diferente e fazer melhor.

E envolvidos neste sentimento de “ iluminação” e de inconformismo pessoas criativas trouxeram criações ao mundo da ciência que nos beneficiam e muito.

Podemos mencionar alguns deles:

Paracelso: o suíço Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus Von Hohenheim, conhecia muito bem a alquimia e por isso identificou problemas na ciência clássica. Foi pioneiro ao dar à medicina princípios de uma filosofia química. Pela primeira vez, utilizou-se de remédios químicos e compostos metálicos dos alquimistas para criar tratamentos para diversas doenças como, por exemplo, a quimioterapia (com enxofre, cobre e mercúrio). A observação da natureza fez que com ele entendesse que a análise em laboratório da matéria era forma de se obter conhecimento.

Antoine Lavoisier: dono da famosa frase “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Frase esta que define o químico francês para sua teoria de conservação da matéria. Ele descobriu que a combustão de uma matéria só acontece com o oxigênio (elemento que identificou e classificou), derrubando a teoria do alemão Stahl.

Junto com Claude-Louis Berthollet, publicou o estudo "Método de Nomenclatura Química", propondo uma reforma na linguagem da química. Desvendou a composição química da água: dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Linus Pauling: este que inspirou o nome de nossa consultoria é considerado o pai da Ligação Química e um dos principais químicos do século XX. Um de seus principais trabalhos envolve a Mecânica Quântica em Química, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia e Radioatividade. Na biologia molecular, Pauling realizou descobertas relativas à determinação da estrutura de proteínas e cristais. Recebeu o Prêmio Nobel da Química e da Paz. Uma mente criativa e inconformada.

Marie Curie: esta mulher forte, criativa e dedicada ao mundo cientifico tem como suas conquistas a teoria da radioatividade, técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. Sob sua direção foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica. Durante a Primeira Guerra Mundial, fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade e ganhadora de Nobel da Química e da Física.

Mais recentemente podemos citar Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa que desenvolveram as "menores máquinas do mundo", que têm aplicações futuras em nanotecnologia e em biociência... o que trará uma grande diferença ao mundo da medicina.

Ainda nas criações recentes e premiadas podemos citar o japonês Yoshinori Ohsumi que recebeu o Nobel de medicina e fisiologia por sua descoberta de como as células se degradam e reciclam seu próprio conteúdo, o que pôde levar a um melhor entendimento sobre doenças como câncer, Parkinson e diabetes tipo 2.

Outro trio de destaque mais recente são os pesquisadores britânicos David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane, e J. Michael Kosterlitz que ganharam o Nobel de Física por seu trabalho com estados exóticos da matéria, que podem ter aplicações futuras na eletrônica, como o desenvolvimento de computadores quânticos e outras tecnologias revolucionárias.

Temos muitos outros para citar pois o mundo da criatividade e dos criadores não para e não pode parar por aqui, pois é um mundo que traz melhores condições e ideias fantásticas que revolucionam o mundo e a nossa condição de viver.

Que venham mais criações e mais criadores! É disto que o mundo precisa, de gente criando, realizando e fazendo o bem para o bem comum e para o bem maior.

Nos acompanhem e fiquem ligados, semana que vem tem mais!


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon