Você sabe o que é competência?


Grupo de conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao ser humano desempenhar com eficácia determinadas tarefas.

Todo ser humano é dotado de inteligência, todos possuem seu grupo de competências. Algumas são mais evidentes e manifestas, outras menos.

O cenário atual exige dos profissionais cada vez mais, é imprescindível que as competências sejam exploradas ao máximo da capacidade, em prol dos resultados almejados pelas companhias. Saber quais são as competências enraizadas é fator fundamental, assim como, utiliza-las a favor tanto para obtenção dos objetivos organizacionais, quanto pessoais.

É comum pensar que o resultado em uma determinada tarefa está relacionado a uma competência que já é consolidada. O que faz com que alguns profissionais assumam novas responsabilidades com base em um fato. A competência pode ser uma habilidade que esteve em destaque em uma determinada tarefa, mas também pode ser que não. Vale observar se foi competente ou se é competente, se é capaz de reproduzir o feito em outras atividades.

Ser Competente: Está relacionado ao bom desempenho em uma determinada tarefa, o que não garante que esse desempenho seja bom em outras, ou seja, ele foi competente por causalidade.

Ter Competência: Ter os conhecimentos, Habilidades e Atitudes compatíveis para aplicação naturalmente, obter o bom desempenho em qualquer situação.

Realizar a autoanálise é importante e necessário, para identificar as competências já tatuadas e consolidadas no perfil, assim fica mais fácil para usa-las e trazer os resultados almejados.

As competências técnicas são mais fácies para identificação, essas podem ser impressas no currículo. São os conhecimentos adquiridos nas academias, treinamentos e na experiência prática.

Já as competências comportamentais vão além do acadêmico, o acadêmico se torna apenas a base de sustentação, o que fará a diferença são as atitudes para aplicar o técnico estrategicamente.

São muitas as competências intelectuais comportamentais, tai como: inteligência emocional, empatia, comunicação, liderança, comprometimento, criatividade, flexibilidade, pró atividade, respeito, trabalho em equipe, administração de conflitos, sociabilidade etc.

O conjunto de competências intelectuais comportamentais anda lado a lado com o conhecimento técnico. Não basta apenas saber, é necessário saber aplicar, gerenciar e compartilhar sistemicamente todo esse conjunto e trazer os resultados e também gerar valor agregado.


DESTAQUES
POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.

Linus RH | Alameda Santos, 200 cj. 61 São Paulo | SP 11 3587 1950

Saiba mais sobre oportunidades e serviços em www.linus.com.br

  • Facebook App Icon
  • Twitter Classic
  • LinkedIn App Icon